O FESTIVAL DE LANTERNAS DA TAILÂNDIA ESTÁ NA SUA LISTA DOS SONHOS?

Um certo dia, observando os canais de viagem do Instagram, vimos um vídeo que viralizou na Internet. A trilha sonora era emocionante, e a cena era de centenas de milhares de lanternas espalhadas pelo céu da Tailândia.

Como a Tailândia era um dos países do nosso mochilão pelo Sudeste Asiático, não hesitamos em buscar mais informações sobre esse evento. O nome oficial do festival é “Yi Peng” e ocorre em todo o país, mas é especificamente na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, no dia da lua cheia do 12º mês do calendário tradicional da Tailândia, em Novembro.

No mesmo período do “Yi Peng”, acontece também o festival “Loy Krathong, e esse sim é comemorado do Norte ao Sul, desde as montanhas, na região central, atingindo inclusive as badaladas ilhas da Tailândia.

Juntos, esses dois eventos atraem milhares de turistas ao país, e a pacata cidade de Chiang Mai toma proporções enormes. Os hotéis ficam cheios, os bares lotados, e as feiras e night markets triplicam de tamanho.

“Loy” significa “flutuar” e “Krathong” é o significado de um tipo de “balsa”, feitos artesanalmente a partir de tronco de banana e decorado com folhas, incensos de flores e velas. Esses mini “barquinhos” são lançados em águas correntes por todo o país. Durante os três dias oficiais do evento você pode encontrar os tradicionais Krathong, e outros mais alternativos feitos com alguns ingredientes que podem servir de alimento para a vida marinha.

Os Kratong podem ser encontrados pelas ruas e mercados ao preço de THB 20, algo em torno de BRL 2, porém os hotéis e alguns locais pela cidade distribuem gratuitamente. Na cultura budista, doar um Krathong significa se livrar das trevas e entrar na luz, por isso resolvemos colocar a mão na obra, literalmente, e contribuir com os nossos Krathong feitos com uma massa de pão. Dê uma olhada no resultado final.

Se você sonha em ver esse espetáculo de luzes de perto, tenha em mente que existem lugares diferentes para ser apreciado, porém são todos igualmente bonitos, e cada um com a sua característica própria.

Os eventos pagos é um tiro certeiro para quem quer fazer aquele registro de tirar o fôlego, porém se prepare para desembolsar entre 150 a 200 dólares e comprar com pelo menos 6 meses de antecedência, sem contar a distância e um trânsito quilométrico. Os principais locais são, a universidade Maejo, sendo a mais famosa, e no Northern Study Center Maerin. Em ambos os eventos estão incluídos a comida, bebida, um lugar demarcado, um momento de medição com os monges, e no mínimo 2 lanternas. O diferencial desses eventos é a organização, pois as lanternas são lançadas ao ar em sincronia, causando aquele efeito deslumbrante.

Já os locais públicos, a sensação é outra. As lanternas são lançadas aos ares “full time”, ou seja, por pelo menos 3 horas seguidas, você verá milhares de turistas, crianças, famílias inteiras e grupos de amigos se divertindo e fazendo suas preces e rituais.

São três dias de festival, sendo o primeiro dia dedicado a abertura oficial com desfiles e eventos menores por toda Chiang Mai. O segundo dia é considerado o ponto alto da festa. As comemorações começam no templo “Wat Arun San” com um culto celebrado por monges, seguido de apresentações e danças típicas na praça dos 3 reis, finalizando com uma super concentração nas pontes do Rio Ping. Atenção, existe comemorações em outras pontes desse rio, mas as pontes de Nawarat Bridge e Iron Bridge são os locais onde fica o maior número de pessoas e lanternas.

Embora o festival público seja mais raiz, ele tem um charme todo especial e não deixa a desejar em nada, e de quebra você ainda consegue salvar aquela “graninha” para um próximo destino. Nós nos juntamos aos amigos e fomos de festival público, e o resultado pode ser conferido nessas fotos.

Esse evento causou duas sensações em nós, a primeira é sobre nossa vontade incansável de ver tudo que o MUNDO pode oferecer e enxergá-lo com os nossos próprios olhos. E a segunda é sobre o que estamos retribuindo a ELE.

As questões sustentáveis desse evento são muito escassas, mas se você sonha em estar no festival um dia, e acredita que a diferença começa exatamente em você, faça como nós, fiscalize, se oriente e tome precauções como notar o material que você está adquirindo, evitar locais com árvores e casas ao arredores, entre outros cuidados básicos.

Viva a sua própria experiência e seja feliz !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here