Assim como nós, pode ser que você nunca tenha ouvido falar desse destino, enquanto o Parque do Kruger, Cidade do Cabo e Rota Jardim ainda são destinos carimbados em blogs e no Instagram.
A Costa Selvagem (Wild Coast), antiga Transkei, é uma região localizada no cabo oriental, entre as cidades de Durban e Port Elizabeth, mais precisamente entre o rio Mtamvuna na cidade de Port Edward até o Rio Great kei próximo a cidade de East London, e como já diz o nome, esse território Sul Africano é tomado por lugares intocáveis, praias desabitadas, falésias, e com um céu gigante, talvez um dos maiores que já vimos por aí.

As cidades e vilas do Wild Coast, são em sua maioria habitadas pelo povo Xhosa, o mesmo de Nelson Mandela, e também conhecidos por um idioma peculiar, cuja sonoridade traz alguns cliques e estalos. É aqui, em uma região tomada por casas redondas com telhas de palhas, onde Nelson Mandela nasceu e cresceu, e também militou a favor. O Xhosa é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul e é o segundo maior grupo cultural do país, então seja a pé, ou de carro, não há dúvida que você encontrará um belo patrimônio deixado por esse povo. A África do Sul viveu um passado sombrio com o apartheid, e essa região em específica, foi escolhida na época para abrigar centenas e milhares de negros, por isso, até os dias de hoje, é uma região desfavorecida, que pouco se desenvolveu e uma das mais pobres do país. O Madiba nasceu na costa selvagem, no povoado de Mveso e cresceu em Qunu, onde atualmente está enterrado, por isso, incluir essa região na sua trip é uma dose extra da cultura Sul Africana

Casas redondas com telhas de palhas por toda Costa Selvagem

Depois de um rápido resumo sobre a história da costa selvagem, veja a seguir um bate bola dos principais lugares que você pode e deve incluir no seu roteiro.
COFFE BAY
Talvez um destino mais roots do wild coast, Coffe Bay é um lugar para estar, bem no coração da costa da selvagem. É aqui que está o famoso Hole in the wall, os penhascos de Mapuzi e o encontro do rio com o mar pela linda Mdumbi. É um lugar rural e ao mesmo tempo alternativo, e cheio de penhascos, trilhas, escola de surf, e se tiver sorte, ainda poderá ver baleias e golfinhos. O PP Travel não esteve por aqui, mas pelas palavras já se pode ter uma ideia de toda a autenticidade desse lugar, não?

Hole in the wall in Coffe Bay

CINTSA
Cintsa foi o lar do PP Travel por quase 5 dias, e foi aqui que descobrimos uma África do Sul realmente selvagem. Depois de Joanesburgo e Durban, duas cidades relativamente grandes, chegávamos em lugar que podíamos chamar de paraíso. Cintsa é conhecido como o lugar mais turístico e estruturado da Costa Selvagem, mas isso é só uma mera comparação com outras comunidades da região, já que mesmo sendo um pouco mais estruturada, você ainda precisará cruzar uma lagoa e alguns poucos quilômetros de terra para chegar em um pequeno centro comercial com supermercados e restaurantes.
Tivemos a grande sorte de ficar no Buccaneers, um lodge & backpackers bastante badalado que está localizado a beira da lagoa de Cintsa, e a uma curta caminhada da praia de Cintsa. O Buccanners é uma atração por si só, já que possui uma das melhores vistas de Cintsa, com bar, piscina e um cardápio oferecendo atividades gratuitas como canoagem e stand up, bem como outras dezenas de atividades pagas incluindo safaris (Inkwenkwesi private reserve), escola de surf, ioga, voluntariado, etc. Todos os detalhes no site do Buccanners https://cintsa.com
Além de aproveitar todas as comodidades do Buccanners, escolhemos duas atividades extras que precisávamos vivenciar em Cintsa. Uma era conhecer a famosa Abby, uma girafa bastante conhecida na região pela sua simpatia e interação com os visitantes, e também uma aventura em um Quad Safari pelas reservas do Areena Resort.
O Areena Resort, além de oferecer vários tipos de acomodação, é também um lugar cheio de aventuras com excelente oportunidade de conhecer a vida animal de perto. Mais detalhes no site http://www.areenaresort.com/



PORT ST JOHNS
Não estivemos em Port St Johns, mas descobrimos que esse é um destino cheio de lugares escondidos e uma verdadeira pérola da costa selvagem. Há relatos na internet de pessoas que tiveram momentos mágicos vivendo em St Johns, e trata-se de um lugar bastante especial.
Veja abaixo algumas fotos realmente impressionantes.




Curtiu nossa matéria sobre a costa selvagem? Esse hidden place é a razão pelo qual ainda voltaremos para a África do Sul 🙂
Cheers Viajantes e nos vemos no próximo post.