É comum vagas de emprego exigirem inglês como pré-requisito. Saber falar uma segunda língua é um diferencial na carreira de qualquer pessoa e isso pode se reverter em mais dinheiro no seu bolso. Um profissional que possui nível de inglês de moderado para fluente pode receber até 4 vezes mais em relação ao indivíduo que não o tem, segundo o Índice de Proficiência em Inglês (EPI) — um estudo realizado pela empresa de Intercâmbio Education First (EF).
Essa melhoria na proficiência em inglês vinculada ao aumento do salário tem levado profissionais a investir mais em treinamentos voltados ao idioma, em especial viagens ao exterior, onde o aprendizado é mais rápido, eficaz e direcionados para os objetivos profissionais do aluno.
Rodrigo Sá, ex-aluno da EF, faz parte desse grupo de profissionais que busca melhorar seu inglês e conta que a experiência foi importante para sua carreira. “Tenho a responsabilidade de fazer muitos relatórios e apresentações em inglês. Minha meta é participar de conferências, reuniões e conversas com a diretoria e falar com os colegas de trabalho de outros países em outras plantas da empresa. Meus novos conhecimentos de vocabulário e gramática agregam muito para atingir este objetivo me deixando mais confiante em conversar em inglês”, afirma.
A pesquisa também revela que não importa se você é chefe ou funcionário, saber falar Inglês é importante em diferentes etapas da carreira — e tem muita gente entrando no mercado muito mais preparada que executivos que estão lá há anos. Os números mostram que a proficiência em inglês média no Brasil é mais baixa para executivos do que para o seu quadro de funcionários.
Por isso, a busca por intercâmbio no exterior tem crescido entre profissionais e executivos, com um aumento de 32% no ano passado em relação ao anterior, segundo dados da EF. Esse ano a tendência é de alta, com destaque para as regiões do Interior de São Paulo e Brasília, que já apresentam crescimento de 63%.
Para tirar dúvidas sobre como é possível estudar no exterior, a EF realizará um webnar gratuito no dia 17 de setembro a partir das 10h. Saiba mais no site da instituição www.ef.com.br/pg/intercambio.