Saímos em busca da tão sonhada viagem de 4 meses fora de casa e tendo a oportunidade de vivenciar varias culturas, tatos, paladares, olfatos dos mais diversos possíveis, sem medo e pré conceito.
E essa temporada longe de casa e principalmente do nosso País, está nos fazendo sair da zona de conforto e vivenciar o novo. Já se passaram 10 dias e foram 2 países distintos, estes que foram nosso hub de passagem até os lugares que almejamos. Assim, tivemos a oportunidade de explora-los e conhece-los melhor na cultura nos cantos e encantos de cada um.
Me impressionei muito com o que já vi ate aqui, mesmo já estando na Ásia em outra ocasião a 4 anos atrás, talvez não estivesse nesse momento da minha vida e vendo com os olhos desta consciência atual. Posso relatar que trata-se de um mundo completamente diferente do qual fui criado e educado.
As pessoas possuem uma devoção enorme em relação a sua crença e não existe muita religiosidade em relação ao outro devoto. Mesmo presenciando cenas pouco agradáveis face a condição de vida que lhes cabe, estes estão sempre com um breve sorriso no rosto e prontos para ajudar, mesmo não lhe entendendo perfeitamente por causa da língua desconhecida, é encantador.
Os idosos ainda estão na ativa profissionalmente e trabalham constantemente, idosos os quais me refiro com cerca de 70 anos aproximadamente, inclusive em grandes redes de fast-food como a empresa Burguer King você não verá jovens no staff, somente eles. Tive dois pontos de vista em relação a este assunto, um positivo que és lhe dado o direito de trabalhar e ocupar-se mesmo já não estando com total capacidade física e fazendo-os úteis, e o outro negativo, que poderiam estar vivendo com a família, aproveitando os últimos anos de vida e fazendo o que realmente lhes dariam prazer, porém a vida é feita de escolhas e respeito quaisquer uma delas.
Ambos os países possuem seu lado turístico e local. Toda viagem faço questão de conhecer os dois para ter uma visão mais macro sobre tudo. Malaysia possui um lado mais calmo, humilde, aconchegante e peculiar encantador, enquanto Singapura está alienada a tecnologia, a correria, a arquitetura surpreendente e ao consumo.
E como em todos os lugares, o turismo e o consumismo dominam a maioria dos viajantes, principalmente nestes lugares (KL e SG) que são grandes centro de comércio no Sudeste Asiático, estes que aparentemente compram sem necessidade, comem demais e estão sempre conectados ao celular vivendo virtualmente e pouco apreciando o que está em sua volta fisicamente. Uma pena ver isso crescendo cada vez mais e relembrar que também já fiz isso em um passado breve.
O resumo, como é prazeroso poder vivenciar isso tudo, aproveitando e absorvendo as melhores experiências e descartando da vida as que conseguimos identificar que não nos agrega em nada. Agora é partir para nossos próximos destinos, estes que são nosso principal motivo nesta viagem e que viemos buscá-los!
Até breve 🙂